Pular para o conteúdo principal

CIDADE DE DEUS.

Filme: Cidade de Deus.

Direitores: Fernando Meirelles, Kátia Lund.

Duração: 2h 10m.


Ele expõe muitos dos problemas com os quais as pessoas convivem no dia a dia das favelas, as formas pelas quais elas devem sobreviver, para se defender. Toda a violência que persiste, como se relacionam.

Pela falta de uma vida digna e das referências que se tem a esse primeiro núcleo, faz querer ou começar a imitar tudo o que se vê, pode começar com um ato inocente à primeira vista, mas ao continuar, vai cessando. ser ou Talvez não fosse desde o início. Essa violência aumenta com o passar do tempo.

É doloroso e forte ver como alguns amigos começam a roubar, mas quando menos esperam, o nível de ações, de violência que estão exercendo é extremamente chocante e vil.

Claro que há semelhança entre Brasil e México, ambos os países vivem da mesma forma, mas em seus contextos diferentes.

Eu não conheço nenhuma favela como ela é, só os lugares que chamamos de bairros ou favelas, e sim, sem nenhum problema eu poderia me voluntariar, depende muito de como eles vão abordar, porque eu não quero impor, antes ser empático, compreender e ser sensível ao modo como vivem, aos seus porquês, saber até onde me permitem e depois se gostam de poder dar-lhes o meu conselho ou a ajuda que considerem conveniente.

Para combater a violência e a marginalização no México ou em qualquer país, é necessário entender a razão, as causas, tudo o que gera esse tipo de ato, do ponto de vista psicológico, do discurso, das ações pessoais. O contexto em que está ocorrendo, porque nem tudo é desencadeado da mesma forma, claro que toda violência tem semelhanças, mas para realmente combatê-la é preciso entendê-la, pode-se fazer um estudo de campo, desde a sociologia, antropologia, filosofia, de todas as humanidades.

Um fator importante é a pobreza, essa falta de dinheiro que obriga as pessoas a obtê-lo a qualquer custo, porque sim ou sim é preciso comer; é a sobrevivência, que é inerente a nós.

Esse tema tem muitas arestas que precisam ser analisadas com cuidado, mas o máximo possível sem partir de acadêmicos, de um lado mais humano e comprometido, não apenas como mais pesquisas de campo.

 #DELEX1-2#UV#CursoPortuguês# Sofía Castillo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bicho de 7 Cabeças

No princípio do filme, quando Neto ainda morava com os pais dele, o contexto social do filme era em um ambiente que não era o melhor, mas não era muito ruim. Os pais dele eram muito conservadores, e ele era uma pessoa jovem que queria ter diversão, e fazer isso independentemente das consequências foi o que fiz que a situação se tornara pior. As pessoas que fizeram que ele começara o uso da maconha, o consumo alcoólico e as práticas delinquentes foram os amigos dele. Quando Neto é internado em um manicômio, o contexto social muda, pois agora ele está isolado do mundo exterior e as pessoas com quem ele está internado são muito diferentes.  A relação de entre risco-benefício no contexto desse filme em relação aos tratamentos dos manicômios é uma situação  sta muito difícil. É verdade que Neto precisava do tratamento, mas o que passou no manicômio não era necessário. Eles não tinham a necessidade nem o direito de abusar contra os direitos humanos dele. Eu não tenho certeza de...

O Homem do Ano

  Qualquer reforma imposta pela violência não fará nada para corrigir o mal: o bom senso não precisa de violência. -Liev Tolstói A violência nem sempre é a melhor solução, mas algumas vezes pode se tornar a única solução. De qualquer forma, a violência nunca deixa de ser violência, mesmo que seja por sobrevivência. No filme, pode ser visto como a violência ajudo o Máiquel a salvar a vida dele e para ser mais respeitado por todos e depois também foi a causa dos problemas dele. Provavelmente, a violência no filme não era a única solução, mas foi a decisão do protagonista. Há um ditado em espanhol que diz “ Aquele que mata a vaca peca tanto quanto aquele que pega sua perna ”. Então, no contexto do filme, as pessoas que mandam matar são tão culpadas como a pessoa que mata. A primeira vez que Máiquel mata é para salvar a vida dele e sua ação poderia ser justificada até certo ponto, porque era isso o morrer. Mas, quando ele começa a trabalhar com as pessoas que lhe pedem que mate o...

Série 3%

Bom, dessa vez quero comentar sobre uma série que está na Netflix que gosto muito e também é boa para ouvir e ler, pois sempre coloco as legendas. Para ya entrar en el tema, trata de un mundo digamos post-apocalíptico y al mismo tiempo está la promesa de la vida útopica, pasando por una serie de prubas donde sólo el 3% de quienes lo presentan quedan, sólo tienes una oportunidad en toda a vida. Há vários aspectos interessantes para discutir, por exemplo gostei da questão que o último teste é desistir de ter filhos, por um lado é que todos têm o mesmo direito ao mesmo teste. Ao mesmo tempo, há algumas pessoas que são a oposição, é uma revolução que foi gerada ao longo dos anos como forma de crítica e anti-sistema do que se propõe, digamos, a norma. O lugar prometido chama-se Alta Mar, todo mundo mora na periferia, sobrevivendo, porque quase não tem comida, está tudo sujo, todo mundo se arruma como pode. Realmente não é muito diferente da nossa realidade, eles apenas colocam um pouco dife...